FAQ – Perguntas Frequentes

1. Ao estudar na EAV meu filho estará abrindo mão de sua cultura brasileira?

A Escola Americana de Vitória é uma escola de currículo internacional e nacional, aberta para o mundo e localizada no Brasil. Por esse motivo, a valorização da cultura nacional/local é fundamental para nós. Nossa carga horária contempla o ensino da língua portuguesa em todas as séries. A partir das séries finais do Ensino Fundamental, os currículos de geografia e história são também lecionados em português. Há um alinhamento entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as expectativas de aprendizagem internacionais. Temos um eixo de eletivas brasileiras e internacionais, lecionadas em português e inglês. Datas nacionais e internacionais são observadas e festejadas na EAV. E nosso corpo técnico (professores, coordenadores e administradores) é multinacional. 

2. A EAV é uma franquia?

Não, a Escola Americana de Vitória é uma escola constituída em Vitória/ES, com metodologia internacional, ou seja, a escola utiliza currículos internacionais além da imersão na língua inglesa. A EAV foi constituída por pedagogos e empresários e possui como mantenedor o Grupo Buaiz.

3. Aprender uma língua estrangeira ao mesmo tempo em que se aprende a língua materna é um ganho ou um risco?

Aprender uma língua adicional à materna é sempre um ganho. Várias pesquisas apontam para a prontidão inata das crianças para aprender. A plasticidade neural, que é a capacidade que nosso cérebro possui de se remodelar, é mais acentuada nas crianças. Estudos recentes, como o realizado pelo Instituto do Cérebro e de Ciências do Aprendizado da Universidade de Washington, revelam que o período “mágico para aprender uma língua vai até os 7 anos de idade”. Há uma série de ganhos colaterais para um indivíduo que aprende desde a infância um idioma adicional. A neurociência também já provou o quão mais criativo, empático e flexível é um ser bilíngue. Diversos estudos comprovam também um acentuado ganho nas chamadas funções executivas do cérebro, uma vez que um ser bilíngue está em constante estado de negociação de sentido. Portanto, trabalhar a aquisição de conhecimento e habilidades por meio do estudo de outros idiomas diferente do materno favorece a inserção da criança e do jovem em um mundo cada vez mais interconectado.

4. Meu filho não quer estudar no exterior. Estudar na EAV pode reduzir suas chances de aprovação nos vestibulares no Brasil?

Nossa carga horária, por sermos uma escola 100% de turno integral, garante um equilíbrio entre as exigências internacionais e do governo brasileiro. A partir de 2022, todas as escolas no Brasil passaram a adotar um novo Ensino Médio, com a proposta de uma maior integração entre as disciplinas e possibilidades de escolha por parte dos alunos, seguindo um modelo já adotado há décadas em escolas americanas e européias. Por meio dos itinerários formativos, os alunos poderão escolher disciplinas e cursos que se comunicam com suas áreas de interesse. Importante ressaltar que na EAV trabalhamos com metodologias ativas desde a Educação Infantil, integrando competências e saberes e alinhando o conhecimento científico ao social, propiciando uma identidade contemporânea aos nossos jovens. Os acréscimos culturais inerentes a um currículo em que as expectativas de aprendizagem internacionais se alinham com as nacionais garantem ao alunos do Ensino Médio na EAV um diferencial em relação à sua capacidade de mobilizar e integrar conhecimentos, algo que constitui um pilar fundamental no novo Ensino Médio.

Para processos seletivos mais especializados, a EAV oferecerá, a partir de análise de perfil dos nossos alunos, programas intensivos voltados para esse grupo.

5. Se meu filho escolher um itinerário no Novo Ensino Médio, como poderá ajustar a rota caso mude de ideia em relação à sua escolha de carreira? Há prazo para esse ajuste?

Os itinerários não estão diretamente relacionados aos conteúdos específicos e sim, a áreas do conhecimento/carreira que se utilizam dos conteúdos do Ensino Médio. As alterações podem ser feitas a cada semestre. As ofertas dos itinerários serão feitas a partir das sondagens de interesses dos alunos.

6. Eletivas e itinerários são a mesma coisa? Como os alunos devem escolher as eletivas? Para aprofundar ou ampliar?

Não. Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. 
As eletivas são disciplinas escolhidas pelos alunos que têm por objetivo potencializar a formação dos estudantes, aprofundando os conhecimentos adquiridos de forma interdisciplinar a partir de necessidades e interesses dos alunos.

7. Como será feita a preparação para estudos em universidades no exterior para alunos que contemplam esse projeto?

Os alunos serão orientados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental no Brasil (primeiro ano de High School nos Estados Unidos) por meio de encontros coletivos e individuais voltados para a formação de carreira, palestras e workshops sobre estudos no exterior, além de terem acesso a summer camps e projetos de estágios ao longo do Ensino Médio (High School). A equipe da EAV também guiará  os alunos durante o processo de escolha de país e universidades, orientando para as provas e solicitações específicas nos processos de aplicação e definindo com os alunos as estratégias a serem adotadas.

8. Como os alunos são avaliados na EAV?

Na EAV, usamos padrões da BNCC, bem como os Common Core Standards dos Estados Unidos, e não avaliamos os alunos de maneira tradicional usando uma escala de 1 a 10, porcentagens ou letras – A,B,C,D . Avaliamos e relatamos o aprendizado dos alunos usando uma abordagem baseada em padrões. A Classificação Baseada em Padrões (SBG) é um sistema que avalia o progresso dos alunos em direção ao domínio de metas de aprendizado específicas chamadas padrões.

A classificação baseada em padrões envolve a avaliação da compreensão de cada aluno de todos os padrões relacionados ao nível da série. Isso é feito usando rubricas construídas em uma escala de N,B,D,M,I

I = Inovando (Desempenhando além do Padrão de Nível de Série)

M = Mastering (Domínio dos Padrões de Nível de Série alcançados)

D = Desenvolvimento (o aluno está crescendo em direção ao domínio do padrão)

B = Início (o aluno começou a aprender os componentes de domínio necessários)

N = Nenhuma evidência (Há falta ou evidência insuficiente do trabalho dos alunos)

O objetivo da classificação baseada em padrões é fornecer uma imagem mais clara do progresso de aprendizagem de um aluno. Em vez de um livro de notas de pontos tradicional, onde você vê uma nota de uma única letra, um boletim SBG fornece uma visão detalhada dos pontos fortes e fracos do aluno. A classificação tradicional se comunica em alto nível, enquanto a classificação baseada em padrões fornece insights detalhados e acionáveis.

9. Qual é o horário escolar da escola?

EDUCAÇÃO INFANTIL: 8h às 15h15 – horário do lanche: 15h15 às 15h25

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: 8h às 15h50 – horário do lanche: 15h50 às 16h00

10 .Posso matricular meu(s) filho(s) apenas no turno matutino ou no turno vespertino?

Não, pois a EAV atua com o horário escolar americano, ou seja, horário em turno integral, conforme detalhado na pergunta anterior.

11.Meu filho não fala inglês? Que tipos de suporte são oferecidos na EAV para ajudá-los a desenvolver seu inglês?

Na EAV, avaliamos os níveis de inglês de cada aluno usando a Avaliação do Modelo WIDA (Medida de Desenvolvimento da Língua Inglesa). Essa avaliação é usada em escolas internacionais em todo o mundo para identificar o nível de inglês dos alunos em várias faixas etárias. Na EAV, pegamos os dados dessa avaliação para identificar os alunos que precisam de suporte para o Aprendizado da Língua Inglesa (ELL). Os alunos identificados para suporte ELL trabalharão com um de nossos professores especializados em ELL para continuar desenvolvendo suas habilidades de fala, compreensão auditiva e escrita em pequenos grupos até que possam acompanhar e participar totalmente do aprendizado que acontece em todas as nossas salas de aula. Atualmente, temos 3 professores de ELL trabalhando com alunos do 1º ao 9º ano.

12. Os alunos da EAV recebem dever de casa?

Os alunos da Educação Infantil não têm dever de casa para fazer fora do horário escolar. No entanto, os professores ocasionalmente podem fornecer aos alunos a opção de terminar uma atividade em casa.

Os alunos do ensino fundamental do 1º ao 5º ano não têm dever de casa para fazer fora do horário escolar. Ocasionalmente, os professores podem fornecer aos alunos a opção de terminar uma atividade em casa, mas nenhum dever de casa formal será enviado para casa para que eles concluam.

No entanto, nossa escola incentiva os pais a desenvolver uma rotina de leitura pelo menos três vezes por semana por 20 a 30 minutos, seja em nossa plataforma RAZ Kids ou na Árvore online. Também incentivamos as famílias a fazer com que os alunos desta divisão trabalhem em nossa plataforma de matemática online Zern por 20 a 30 minutos duas vezes por semana.

Os alunos do ensino fundamental e médio têm deveres de casa regularmente. À medida que ajudamos os alunos nessas faixas etárias a desenvolver responsabilidade, gerenciamento de tempo e habilidades organizacionais; a lição de casa desempenha um papel crítico neste trabalho.

13. Como um aluno é alfabetizado em inglês e em português? Eles ficam confusos com isso?

Nos orgulhamos de ser uma escola de imersão em inglês, onde nossos alunos aprendem o alfabeto e a ler e escrever em inglês e em português. Os alunos da nossa escola fazem isso em ambos os idiomas e pesquisas mostram que há ganhos acadêmicos significativos a longo prazo em termos de alfabetização e desenvolvimento de linguagem por meio dessa abordagem.

14. Os alunos recebem almoço e lanches na escola e como é isso em PS, ES, MS e HS?

Todos os alunos da EAV recebem um Lanche da Manhã, um almoço e um lanche da tarde antes de partirem para casa. Estes são fornecidos pela escola e incluídos no contrato escolar.

15. Há tolerância no horário de saída da escola? Se o pai não puder buscar, como a situação é tratada?

Após o turno escolar, a Escola Americana de Vitória oferta aos alunos o Programa de After School, com atividades que desenvolvem habilidades como empatia, concentração, disciplina e responsabilidade.

Essas atividades extracurriculares contribuem, ainda mais, para a formação socioemocional dos alunos, na medida em que permitem a promoção de autoconhecimento, socialização, autoestima e, também como resultado, uma vida mais saudável.

A nossa oferta de atividades contempla modalidades de esportes, música e dança, são elas:

  • Basquete
  • Capoeira
  • Caregiver
  • Futsal
  • Judô
  • Ginástica Rítmica
  • Futebol de campo
  • Natação
  • Tênis
  • Vôlei

Nossos currículos