Proposta Pedagógica

Currículo Internacional e Brasileiro

A forma de ensinar e aprender mudou bastante nas últimas décadas com combinações de abordagens integradas e flexíveis de ensino interdisciplinares. A Escola Americana de Vitória adota o currículo da Fieldwork Education, integrando a parte internacional do programa, e segue a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para as diretrizes brasileiras.

A Fieldwork Education é uma organização constituída por profissionais especialistas em educação internacional, que oferece currículo internacional para escolas em todo o mundo.

A Escola Americana de Vitória adota o IEYC – International Early Years Curriculum e o IPC – International Primary Curriculum.

O IEYC é desenvolvido para a educação infantil (crianças de 2 a 5 anos) e utiliza as melhores práticas internacionais, questionamentos holísticos e abordagens baseadas em brincadeiras que apoiam todas as áreas curriculares, desenvolvimento pessoal, social e emocional. O programa também é pautado por oito princípios que envolvem o brincar, o tempo de desenvolvimento de cada um e o processo de aprendizado estimulante, envolvente e divertido.

O IPC é o currículo desenvolvido para crianças de 5 a 11 anos, do ensino fundamental anos iniciais. O programa encoraja o desenvolvimento holístico dos estudantes, partindo de três categorias de objetivos específicos de aprendizagem: pessoal, internacional e por assunto. As práticas adotadas no IPC propõem que os alunos sejam os verdadeiros protagonistas do processo educacional preparando-os para oportunidades e desafios agora e no futuro.

Grade curricular Educação Infantil

  • IEYC (International Early Years Curriculum);
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português);
  • História e Ciências Sociais;
  • Cognição (Matemática, Ciências e Pensamento Computacional);
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição);
  • Mindfulness;
  • Musicalização;
  • Artes;
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Grade Curricular do Ensino Fundamental I:

  • IPC (International Primary Curriculum);
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português);
  • Português;
  • História e Ciências Sociais (Incluindo História do Brasil e Geografia do Brasil em Português);
  • Cognição (Matemática, Ciências, Pensamento Computacional e Programação);
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição);
  • Educação física;
  • Mindfulness;
  • Musicalização;
  • Artes;
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Grade Curricular do Ensino Fundamental II:

  • IPC (International Primary Curriculum);
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português);
  • História e Ciências Sociais (Incluindo História do Brasil e Geografia do Brasil em Português);
  • Geografia;
  • Cognição (Matemática, Ciências e Pensamento Computacional);
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição);
  • Educação física;
  • Mindfulness;
  • Musicalização;
  • Artes;
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Grade Curricular do – 9º Ano – Ensino Fundamental II :

  • IPC (International Primary Curriculum);
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português);
  • História e Ciências Sociais (Incluindo História do Brasil e Geografia do Brasil em Português);
  • Geografia;
  • Cognição (Matemática, Ciências e Pensamento Computacional);
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição);
  • Educação física;
  • Mindfulness;
  • Musicalização;
  • Artes;
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nossos currículos