Metodologia

Com uma metodologia avançada que combina abordagens de ensino e aprendizado inovadoras, a Escola Americana de Vitória oferece um currículo interdisciplinar, integrado e flexível, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências, para privilegiar os interesses do seu filho.

A forma de ensinar e aprender mudou bastante nas últimas décadas, dando lugar a novos modelos de ensino. Na Escola Americana utilizamos a Metodologia de Projetos, com novas abordagens de ensino e aprendizado utilizadas em instituições que são referências em educação.

Trabalhamos uma visão holística de aprendizagem que estimula as aptidões, as habilidades e os interesses de cada aluno, para que eles possam desenvolver entusiasmo pelo autoconhecimento e o mundo que os cerca.

A Escola Americana incutirá nos jovens uma motivação para a busca da excelência no desenvolvimento pessoal, seja como Pianista, Engenheiro, Médico, autor de uma peça de teatro, criador de um aplicativo ou um empreendedor.

Também reconhecemos a importância de formar membros positivos e produtivos da comunidade, futuros cidadãos que irão promover novas ideias, defender novas formas de unir as pessoas e novos compromissos para tornar o mundo um lugar mais seguro, mais sustentável e mais feliz para as gerações futuras.

Ambiente

O ambiente físico em que as crianças aprendem desempenha um papel fundamental no seu crescimento e desenvolvimento. A filosofia baseada em projetos que seguimos enfatiza o ambiente e pretende que as crianças construam seu conhecimento através da interação com tudo ao seu redor. Nossas salas de aula são abertas e acolhedoras. Oferecemos espaços criativamente desafiadores para exploração e brincadeiras. Estes ambientes de aprendizagem, projetados propositadamente, promovem a exposição a uma variedade de materiais. Todos os nossos espaços estimulam o desenvolvimento cognitivo, social, emocional, linguístico e físico. Temos também um espaço ao ar livre onde as crianças podem brincar e cultivar a terra.

O desenvolvimento ativo é fundamental para a nossa filosofia e temos um espaço onde as crianças podem andar, correr, pular, criar e construir. Nós queremos que as crianças aprendam a fazer e moldar seus mundos, portanto, criamos espaços em que os alunos possam desenvolver a criatividade e as brincadeiras livremente. As crianças são expostas à arte e à música, que são partes importantes de nosso programa, onde praticam tarefas criativas.

Filosofia

A filosofia da pré-escola da EAV é orientada pelos seguintes princípios que norteiam o nosso trabalho acadêmico e interação social com crianças, famílias e funcionários:

Aprendemos através da investigação, da relevância e da reflexão. Os alunos adquirem habilidades e compreensão tanto através de brincadeiras, quanto de oportunidades de instrução estruturadas. O ambiente da sala de aula e o espaço físico da escola estimulam a exploração e experimentação, a resolução de problemas e a negociação, a comunicação e colaboração que orientam a aprendizagem cognitiva, social e emocional, e a expressão criativa. Damos aos jovens a oportunidade de construir e participar de atividades de aprendizagem que permitem e facilitam a construção criativa de uma compreensão do mundo ao seu redor. Queremos que eles se perguntem constantemente “E se…?”

Nós usamos um processo de iniciar e sustentar a aprendizagem, que leva a um currículo interdisciplinar, integrado e suficientemente flexível para tirar proveito dos interesses dos alunos e de “momentos ensináveis”. Projetos temáticos fornecem narrativa e estrutura para a transmissão do programa acadêmico. Também queremos documentar a jornada de aprendizado de cada aluno, como uma maneira de registrar seu crescimento pessoal e seu desenvolvimento sócio-emocional. Orientamos as crianças a serem responsáveis por seu próprio trabalho, capacitando-as para participar da compreensão do processo de aprendizagem. Na EAV, nós nos concentramos no desenvolvimento total da criança, respeitando as diferenças de desenvolvimento e de aprendizagem. Todas as atividades e materiais são projetados para estimular uma gama ampla de estilos de aprendizagem. As crianças participam em grupos de idades mistas que encorajam interação, flexibilidade e assistência mútua de crianças em diferentes estágios de aprendizagem.

Nós encorajamos a voz e a escolha. Respeitamos as ideias geradas pelos estudantes e a expressão de sentimentos pessoais. Estamos comprometidos com o cosmopolitismo, a ideia de que todos nós pertencemos a uma única comunidade baseada em valores morais comuns a todos e, assim, podemos aprender a respeitar uns aos outros, apesar de nossas diferenças. Em última análise, queremos criar cidadãos globais que possam se comunicar com outras culturas e sociedade. Os estudantes da EAV podem pensar globalmente, e agir localmente, para contribuir para o bem-estar geral de suas comunidades e do mundo. Queremos que cada aluno nosso, desde uma idade precoce, seja capaz de conduzir investigações multiculturais e queira se conectar com outras pessoas para descobrir mais sobre elas.

Valorizamos parcerias de pais. A conexão escola-casa é muito importante e nós vemos os pais como os tutores e educadores primários de seus filhos. Assim, pedimos aos pais que participem ativamente da aprendizagem, desenvolvendo atividades que promovam parceria e comunicação. Pais e professores trocam informações diariamente. Os pais são periodicamente convidados a participar em reuniões individuais e em pequenos grupos, eventos sociais e workshops.

Acreditamos que o desenvolvimento de relações humanas saudáveis deve estar subjacente a tudo o que fazemos. Pesquisas mostram que as relações são o cerne do desenvolvimento infantil e da aprendizagem dos alunos. Os professores usam métodos apropriados ao desenvolvimento individual, que levam em consideração os diferentes interesses, necessidades, estilos e habilidades das crianças. Desenvolvemos uma cultura de solidariedade que permeia tudo o que fazemos pois procuramos conhecer intimamente cada um de nossos alunos e celebrá-los como eles são e como contribuem para a nossa comunidade.

Respeitamos a noção de tempo das crianças. Em um mundo hiper-conectado e riquíssimo em informações, queremos que as crianças parem um pouco, observem o mundo e escutem. Queremos que aprendam a contemplar o mundo à sua volta. Trabalhamos com horários flexíveis e levamos em consideração o ritmo e o tempo de cada aluno.

Documentação de Aprendizado

A documentação é uma poderosa ferramenta usada para comunicar as experiências, ideias e processos de aprendizagem das crianças. Ela pode assumir muitas formas e, geralmente, retrata o trabalho de uma criança em diferentes estágios de conclusão.

A documentação tenta tornar a aprendizagem “visível”. Os professores registram a progressão do entendimento das crianças diariamente, criando uma narrativa. Muitas ferramentas são usadas, tais como: vídeo, fotografia, gravação de voz, escrita e desenho.   O professor está intimamente sintonizado com o que os alunos fazem, por meio de observações cuidadosas, e relata como as crianças se sentem, pensam sentem e interagem com seu ambiente de forma sustentada e focada. Os momentos normais de aprendizagem são valorizados. As perguntas e as respostas preliminares são desenvolvidas.   O objetivo é capacitar os professores para descobrir o que ensinar, e o que os alunos devem aprender com a informação coletada e exibida. Esta informação é, então, usada para orientar o ensino adicional. Assim, a documentação é uma ferramenta de pesquisa que pode ser usada para orientar a aprendizagem de maneira eficaz. Como as crianças pensam e aprendem, e como as ideias nascem, se consolidam e florescem é uma documentação de foco central.

Ensino e currículo

A grade curricular da Escola Americana atende aos requisitos das políticas educacionais de duas nacionalidades: americana e brasileira. Aqui, desde as primeiras séries, seu filho convive com uma educação bilíngue, com imersão na língua inglesa.

Nossa grade curricular também inclui aulas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil e desenvolve conhecimento, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

Com horário integral baseado no modelo americano, os conteúdos curriculares da Escola Americana de Vitória são oferecidos das 8h às 15h. Após esse período, os alunos têm a opção de estender a jornada até as 18h, em atividades extraclasses, que podem ser realizadas 2, 3 ou 5 vezes por semana, como aulas de Mini-chef, Ginástica Artística, Judô e Teatro Musical.

Os alunos de Escolas Americanas do Brasil vão para as mais diversas Universidades no Brasil e no Mundo. Segue abaixo algumas  delas.
USA
– Columbia University
– NYU -New York University
– University of Pennsylvania
– University of Miami
– UCLA – University of California
– Duke University
– Texas A&M University
– The University of North Carolina
– Boston University
– The University of Alabama
– Georgetown University
– Loyola Marymount University
UK
– University of Glasglow
– University of Liverpool
– University of Hartford
– The University of Nottingham
– Imperial College of London
Brasil
– PUC – Ponitficia Universidade Católica
– USP – Universidade de Sao Paulo
– UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
– IBMEC Sao Paulo
Canada
– University of Toronto
– University of British Columbia
Switzerland
– UTH ZURICH

Ensino Infantil

(Currículo brasileiro e International Early Years Curriculum – IEYC)

A Escola Americana de Vitoria segue as Competências Gerais da base Nacional Comum Curricular – BNCC e o currículo Internacional de Educação do Fieldwork Education. Somos uma escola membro da IEYC que usa o International Early Years Curriculum para crianças de 2 a 5+anos de idade. O currículo é utilizado em quase 150 escolas em 47 países

Programa/Currículo

  • Desenvolvimento Social e Emocional
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português)
  • Cognição (Matemática, Ciências e Pensamento Computacional)
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição)
  • História e Ciências Sociais
  • Artes Visuais e Cênicas, Música e Teatro
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Ensino Fundamental

(Currículo brasileiro e International Primary Curriculum – IPC)

A Escola Americana de Vitoria segue as Competências Gerais da base Nacional Comum Curricular – BNCC e o currículo Internacional de Educação do Fieldwork Education. Somos uma escola membro da IPC que usa o International Primary Curriculum Curriculum para crianças de 5 a 11 anos de idade. O currículo é utilizado em mais de 730 escolas em 92 países.

Programa/Currículo

  • Desenvolvimento Social e Emocional
  • Língua e Alfabetização (Inglês e Português)
  • Cognição (Matemática, Ciências e Pensamento Computacional)
  • Saúde e Bem-Estar (Desenvolvimento Físico e Nutrição)
  • História e Ciências Sociais (Incluindo História do Brasil e Geografia do Brasil em Português)
  • Artes Visuais e Cênicas, Música e Teatro
  • Competências gerais do Base Nacional Comum Curricular (BNCC)