Qual a missão e a visão da Escola Americana de Vitória?

A missão da EAV é integrar a aprendizagem da sala de aula ao mundo real, preparando cidadãos globais para progredir em um mundo cada vez mais interconectado, preparando nossos alunos para se destacarem nas profissões de hoje como também nas profissões do futuro.
Procuramos conhecer nossos alunos e desafiá-los a ampliar sua aprendizagem, seguir suas paixões e participar de forma produtiva em uma comunidade. Ao perseguir seus interesses individuais, nossos alunos desenvolvem a resiliência, expandem sua energia interior, assumem altos níveis de autossuficiência e são aprendizes genuínos e solidários.

Qual é a metodologia?

A EAV usa a metodologia de projetos que combina abordagens de ensino e aprendizado inovadoras. O seu filho (a) será protagonista do seu próprio aprendizado, vivenciando experiências colaborativas e autônomas, baseadas em projetos interdisciplinares, que incentivam a curiosidade, o pensamento crítico, a colaboração, a autogestão e a comunicação eficaz.

Como funciona o currículo internacional e o brasileiro?

A EAV adotou o currículo internacional da Fieldwork Education  (ieyc- ipc – imyc) que está presente em mais de 700 escolas espalhadas em mais de 90 países. A escola também segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fazendo uma fusão entre os dois programas. Dessa forma, o seu filho desenvolve habilidades, atitudes e valores essenciais para um mundo hiper-conectado, com um conteúdo que atende aos requisitos das politicas educacionais das duas nacionalidades: americana e brasileira. A matemática é do Engage New York, programa utilizado em todo estado de Nova York e o programa sócio-emocional é do LIV.

O que é o LIV?

Laboratório Inteligência de Vida. O programa LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular de Português. Através de histórias, vídeos e diversos outros recursos o professor ajudará o seu filho (a) a desenvolver o pensamento crítico, aprender a identificar e expressar os sentimentos, a investigar, questionar e debater ideias. Essas competências são essenciais para a formação de cidadãos globais prontos para os desafios futuros.

Como o meu filho será avaliado?

A documentação é uma poderosa ferramenta usada para comunicar as experiências, ideias e processos de aprendizagem das crianças. Os professores registram a progressão do entendimento das crianças diariamente, criando uma narrativa que é enviada aos responsáveis semestralmente. Eles estão intimamente sintonizado com o que os alunos fazem, por meio de observações cuidadosas, e relata como as crianças se sentem, pensam  e interagem com seu ambiente de forma sustentada e focada. Para os alunos do Ensino Fundamental, além dessa narrativa, os professores fazem uma combinação de avaliações formativas e somativas, além do sistema de notas compatível com o sistema de classificação utilizado no Brasil.

Como funciona o sistema bilíngue na escola? Em qual língua acontece a alfabetização?

Desde o primeiro momento, o seu filho (s) estará imerso em um ambiente internacional onde a língua Inglesa é o principal meio de comunicação. Todas as disciplinas são ministradas em Inglês, com exceção da aula de Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil. O seu filho (a) terá a mesma carga horária de aula de Português que outras escolas brasileiras e serão alfabetizados nas duas línguas simultaneamente.

Como as crianças aprendem duas línguas ao mesmo tempo? Não fica confuso para elas?

Trabalhamos com um modelo de imersão para que o seu filho esteja mais exposto ao idioma que está tentando aprender. Isso torna o aprendizado mais natural já que eles podem aplicar o conhecimento da língua materna para aprender a segunda língua. Estudos mostram que os benefícios do bilinguismo vão além da comunicação; há vantagens neurológicas e cognitivas nesse tipo de aprendizagem.

O meu filho não fala inglês, ele pode frequentar a EAV? Como será feito o processo?

O seu filho (a) ingressará normalmente no Ensino Infantil. Nessa faixa etária, as crianças conseguem assimilar rapidamente a linguagem, criando conexões com a língua materna. Se o seu filho (a) não fala inglês e gostaria de ingressar a partir do 2o ano do Fundamental I, forneceremos apoio especializado em sala de aula e no horário pós- escola.

Em quais universidades o meu filho poderá ingressar?

O objetivo da EAV é oferecer ao seu filho (a) oportunidades educacionais que os tornem competitivos para ingressar em universidades no Brasil e pelo mundo. A partir do Ensino Médio, o seu filho (a) será aconselhado na escolha entre os programas preparatórios de acordo com a preferência dele (a). Os alunos que optarem pelo programa Brasileiro serão direcionados aos estudos com foco no ENEM e Vestibular. Aqueles que por sua vez optarem pela educação superior no exterior, ingressarão nos preparatórios para essas universidades.

Os alunos de escolas americanas ao redor do Brasil ingressam em universidades como:

BRASIL

PUC – Pontifícia Universidade Católica
USP – Universidade de São Paulo UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
IBMEC São Paulo

REINO UNIDO

University of Glasgow
The University of Nottingham Imperial College of London University of Oxford University of Liverpool

EUA

Columbia University
NYU – New York University Georgetown University
Yale
UCLA – University of California Boston University
University of North Carolina

CANADA

University of Toronto University of British Columbia

Qual a carga horária?

A EAV opera no horário Integral Americano, das 8h às 15h15 para o Ensino Infantil e das 8h às 15h50 para o Ensino Fundamental. As atividades extracurriculares são opcionais e podem se estender até às 18h.

Como funciona o programa estendido?

Os alunos inscritos no EAV Afterschool Program poderão participar das atividades oferecidas que se estenderão até às 18h. Os esportes serão praticados nas facilidades do Clube Álvares Cabral, com aulas exclusivas para os alunos EAV. Também haverá atividades com professores auxiliares na própria escola para os alunos que não quiserem / puderem participar de alguma atividade.

E quais atividades serão oferecidas? Tem algum esporte na grade curricular ou somente no afterschool?

A EAV incentiva os esportes visando o bem-estar dos alunos hoje e no futuro. Além das aulas de Educação Física e Yoga que já fazem parte do currículo, a escola oferecerá Música e alguns esportes olímpicos como: Natação, Futebol de Campo, Basquete, Ballet, Tênis, e Jiu-jitsu. O intuito é incentivar a prática desde a primeira infância para ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras, trabalho em equipe e para conquistar futuramente, bolsas de estudos nas grandes universidades pelo mundo.

Qual a formação do time EAV?

Nosso corpo docente é altamente qualificado, formado por gestores e colaboradores experientes e altamente qualificados, americanos nativos ou proficientes na língua inglesa, com atuações em instituições internacionais no Brasil e no exterior. Os professores são formados em pedagogia e com ampla experiência na sua área de atuação. Os professores brasileiros, além da formação em Pedagogia têm Letras em Inglês e vivência no exterior. As collaborating teachers são professores em formação, que estão concluindo o curso superior. As disciplinas diversificadas são ministradas por profissionais com formação superior no ramo de atuação.

Como funciona o calendário EAV?

A EAV segue o calendário brasileiro, de Janeiro a Dezembro, respeitando os feriados nacionais e municipais. O calendário acadêmico tem ao menos 200 dias letivos divididos em trimestres. As datas comemorativas americanas e internacionais são celebradas internamente.